quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pista de testes de um HUMMER

Conhecido pelas suas ações na Guerra do Golfo, o Hummer, hoje, incorporou o espírito de aventura. Apesar de suas 3,1 toneladas o Hummer tem pneus avantajados que os fazem ignorar pedras, escalar barrancos e se comportar como um tanque. A força de sua tração vem do conjunto motor-câmbio da GM: um V8 6.5 turbodiesel, controlado eletronicamente, que gera 195 cv a 3.400 rpm. O torque impressiona: são 59 mkgf a apenas 1.800 rpm. Isso significa que o carro precisa de pouca aceleração para vencer obstáculos. Na estrada, o Hummer alcança 90 km/h a 2 mil rpm. A fábrica informa que ele chega a 134 km/h . Mas é no barro que o Hummer se sente bem. Seus 40,6 cm de distância livres do solo e o fato das rodas estarem nas extremidades do carro fazem com que o Hummer vença qualquer obstáculo.

Segundo o fabricante, ele atravessa trechos alagados com até 76,2 cm de profundidade, sobe rampas de até 60% (27o) e aguenta inclinação lateral de 40%. O câmbio automático de 4 marchas tem seletor de reduzida que pode bloquear o diferencial. Os quatro freios a disco exigem pressão extra no pedal. Já o freio-motor é muito forte, especialmente na reduzida. Os discos de freio não estão nas rodas, mas nos diferenciais, e as rodas ligam-se ao diferencial diretamente por juntas homocinéticas. A direção hidráulica é superleve e o tanque de diesel, na verdade dois, tem a capacidade para armazenar até 159 litros. No painel, você encontra velocímetro, voltímetro, manômetro de óleo, termômetro de água, nível de combustível, relógio, pressão dos pneus, conta-giros, controlador de velocidade etc. O Hummer tem um equipamento chamado CTIS (Central Tire Inflation System), um compressor elétrico de ar que funciona movido por um pequeno motor. Para acionar, basta apertar um botão no painel. Tem ainda um manômetro (medidor de pressão) que possibilita a checagem da pressão dos pneus aos pares - traseiros e dianteiros. Dá para encher o pneu em movimento devido a uma tubulação que chega até ele pelo centro da roda. Quando a roda gira a tubulação não torce. Se um dos pneus furar, você desconecta as mangueiras ligadas aos outros três pneus para que apenas o vazio infle. O Hummer ainda tem uma mangueira auxiliar para encher o pneu de outro automóvel.



























7 comentários:

  1. a porra do carro mais poluente do mundo, popular no pais mais poluidor do mundo....

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu trabalhei alguns anos como manobrista nos US e posso te dar minha opniao.
    Esse carro é um lixo. E não me refiro a poluição ou tamanho.
    Ele é extremamente desconfortável, acomoda apenas 4 passageiros e ainda assim APERTADO e - acredite - pouca capacidade de carga se comparar com uma caminhonete normal F350...
    é isso..

    ResponderExcluir
  3. Mas te garanto que quem tem um desses, tem algumsa Mercedes e BMWs na garagem...

    ResponderExcluir
  4. falar merda como é q ele cabe 4 passageiros e é utilizado em transportes de tropas da força Ranger do exercito do USA??
    pqp!! carro é robusto.. feito pra isso

    ResponderExcluir
  5. o carro e show ne topic nao pra carregar gente

    ResponderExcluir
  6. ele fode qualquer outro veiculo e eu sei pq meu padrasto tem um que e é melhor do que muitos outros por aí!!

    ResponderExcluir