sábado, 30 de maio de 2009

ARMADILHAS DA GUERRA DO VIETNÃ

Guerra do Vietnã (ou Vietname, ou ainda Vietnam) foi um conflito armado ocorrido no Sudeste Asiático entre 1959 e 30 de abril de 1975. A guerra foi travada entre a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) e seus aliados comunistas e a República do Vietnã (Vietnã do Sul) apoiada pelos Estados Unidos e seus aliados na região.

Em 1965, os Estados Unidos enviaram tropas para impedir o governo do Vietnã do Sul de entrar em colapso completo e evitar a invasão do Norte e a unificação do Vietnã sob o regime comunista. Entretanto, os norte-americanos falharam em seus objetivos, sendo obrigados a se retirarem do país em 1973 e dois anos depois o Vietnã foi reunificado sob governo socialista, tornando-se oficialmente, em 1976, a República Socialista do Vietnã. Na guerra, aproximadamente três a quatro milhões de vietnamitas dos dois lados morreram, além de outros dois milhões de cambojanos e laocianos, arrastados para a guerra com a propagação do conflito, e de cerca de 50 mil soldados dos Estados Unidos.

Durante o conflito, as tropas do exército da Vietnã do Norte travaram uma guerra convencional contra as tropas norte-americanas e sul-vietnamitas, e as milícias dos vietcongs, menos equipados e treinados, lutaram uma guerra de guerrilha na região, usando as selvas do Vietnã, espalhando armadilhas mortais aos soldados inimigos, enquanto os Estados Unidos se armaram de grande poder de fogo, em artilharia e aviação de combate, para destruir as bases inimigas e impedir suas ofensivas.

À exceção das linhas de combate ao redor dos perímetros fortificados de bases e campos miitares, não houve nesta guerra a formação clássica de linhas de frente e as operações aconteceram em zonas delimitadas; missões de busca e destruição por parte das forças norte-americanas, com o uso de bombardeios maciços com armas químicas desfolhantes e sabotagens da guerrilha na retaguarda das zonas urbanas.

Travada com uma grande cobertura diária dos meios de comunicação, a guerra levou a uma forte oposição e divisão da sociedade norte-americana, que gerou os Acordos de Paz de Paris em 1973, causando a retirada das tropas do país do conflito. Ela prosseguiu com a luta entre o norte e o sul do Vietnã dividido, terminando em abril de 1975, com a invasão e ocupação comunista de Saigon, então a capital do Vietnã do Sul e a rendição total do exército sul-vietnamita.

Para os Estados Unidos, a Guerra do Vietnã resultou na maior confrontação armada em que o país já se viu envolvido, e a derrota provocou a 'Síndrome do Vietnã' em seus cidadãos e sua sociedade, causando profundos reflexos na sua cultura, na indústria cinematográfica e grande mudança na sua política exterior, até a eleição de Ronald Reagan, em 1980.

O legado vietnãmita são armadilhas que ainda persistem em seu território, fazendo milhares de vítimas anualmente.























12 comentários:

  1. Legal. Estive recentemente na Ásia, e tive a oportunidade de conhecer este local.

    Saudações
    Eduardo Galvão.
    www.egalvao.com.br

    ResponderExcluir
  2. muito massa
    na hora do susto inventam de tudo
    muito loko

    ResponderExcluir
  3. Ai da pra ver a engfenhosidade dos caras ...
    não é a toa que o Tiu Sam levou uma varada nessa guerra... apanhava de todo lado, um mte de militar fortemente armado caindo em armadilha de caçador, vergonhoso pra eles. sem falar na covardia que era atacar um bando de plantadores de arroz ...

    ResponderExcluir
  4. gostei mesmo...
    passarei mais vezes...
    bjinhus!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da página. É raro encontrar algo assim. Parabéns!
    Se puder colocar mais informações melhor ainda.

    ResponderExcluir
  6. rapaz mais que merecido os soldados americanos tinha mesmo que sentir na pele oq é a dor e o odio do vietnã

    ResponderExcluir
  7. isso e irado e mortal,imagine so isso

    ResponderExcluir
  8. show de bola saber cm eram as armadilhas as vezes nao matavam mais deixavam enormes danos mutilaçoes assim desmoralizando o pelotao ..isso quando nao embebiam as pontas das lanças em veneno

    ResponderExcluir
  9. "não é a toa que o Tiu Sam levou uma varada nessa guerra... apanhava de todo lado, um mte de militar fortemente armado caindo em armadilha de caçador, vergonhoso pra eles"

    "rapaz mais que merecido os soldados americanos tinha mesmo que sentir na pele oq é a dor e o odio do vietnã"

    "isso e irado e mortal,imagine so isso"

    É vergonhoso ver esse tipo de comentário, esse é o povo brasileiro, imaginem-se na guerra, imaginem um companheiro seu caindo em uma dessas armadilhas bem na sua frente, alguem que dividiu o resto da água do seu cantil para você matar a sua sede.
    Fale para um veterano do Vietnã que o que ele fez na guerra foi vergonhoso, ele provavelmente te daria um enorme murro na cara, é o que eu faria.

    Gabriel.

    ResponderExcluir
  10. gostei tem em pdf
    andrelopes5@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante,sabia daexistência das armadilhas vietcongs mas não conhecia os detalhes simples e de arrepiar.

    ResponderExcluir